Campanha alerta para uso de máscara no retorno dos ônibus na Grande João Pessoa; MPT acompanha medidas de prevenção

Campanha alerta para uso de máscara no retorno dos ônibus na Grande João Pessoa; MPT acompanha medidas de prevenção

10/07/2020 0 Por abrilverde

06/07/2020 – Diante da importância de adaptação à nova rotina de uso dos transportes públicos, o Ministério Público do Trabalho (MPT) lança campanha em parceria com o Ministério Público Federal (MPF) e o Ministério Público da Paraíba (MPPB) para sensibilização da população sobre o uso de máscaras, que passa a ser obrigatório para poder embarcar nos coletivos. A campanha alerta para outras medidas de prevenção no retorno dos transportes coletivos da Grande João Pessoa.

Vários ônibus foram adesivados na Capital com a campanha “Sua atitude salva vidas. Use máscara”. A campanha mostra uma mulher e um homem usando máscara e a hashtag “#TodosContraoCoronavírus”.

Os transportes coletivos de João Pessoa voltaram a circular nesta segunda-feira (06) e devem disponibilizar álcool em gel próximo das catracas, além de manter os veículos higienizados e sanitizados. Os ônibus também terão compartimento para isolar motoristas do contato com os passageiros.

A circulação dos transportes coletivos na Capital será no horário das 6h às 19h. Os ônibus vão circular de segunda à sábado, com 60% da frota.

Videoconferência com o MPT

Uma videoconferência foi realizada, na última sexta-feira (3), pela procuradora do Trabalho Edlene Lins Felizardo e representantes cinco empresas de ônibus que operam na Grande João Pessoa (Transnacional, Reunidas, Santa Maria, São Jorge e Marcos da Silva) e, ainda, o presidente do Sindicato das Empresas de Transportes Coletivos Urbanos de Passageiros, Alberto Pereira Nascimento.

“O trabalho de retorno dos ônibus está sendo feito de forma articulada: Semob, DER, MPT, empresas e sindicato, para a adoção de uma série de medidas e adaptação a essa nova rotina, que precisa ter a colaboração de todos: empresas, poder público e a população em geral”, afirmou a procuradora Edlene Lins Felizardo.­

“A intenção do MPT é tratar com seriedade a questão dos transportes e unir forças, a fim de evitar a contaminação pela Covid-19 e garantir a proteção da saúde dos trabalhadores”, concluiu a procuradora.

Campina Grande

Em Campina Grande, ônibus também foram adesivados com a campanha “Sua atitude salva vidas. Use máscara”.

Fonte: SECOM/MPT-13

#abrilverdeoficial