ABRIL VERDE COMPLETA 10 ANOS
Este ano completamos uma década do abril verde! Desde sua origem, há 10 anos, o abril verde tem sido uma voz poderosa na promoção da segurança e saúde no trabalho. Iniciado pelo Sindicato dos Técnicos de Segurança do Trabalho da Paraíba – SINTEST-PB, em parceria com a AEST-PB, o abril Verde destaca a importância de uma cultura permanente de prevenção de acidentes e doenças ocupacionais.
Que tem como objetivo a promoção de uma cultura de segurança e saúde no trabalho no Brasil, com enfoque na prevenção, fase anterior a ocorrência de acidentes do trabalho. Busca-se a redução dos índices de acidentes e adoecimentos no trabalho, evitando perdas e comprometimento de vidas de milhares de brasileiros, além de aumentar a competitividade e eficiência das empresas brasileiras.
O mês de abril foi escolhido estrategicamente, coincidindo com datas significativas como o Dia Mundial da Saúde e o Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho, estabelecido pela OIT.
Neste 10º aniversário do abril Verde, renovamos nosso compromisso com a criação de uma cultura nacional de segurança e saúde ocupacional, onde todos os trabalhadores tenham direito a um ambiente de trabalho seguro e saudável. Junte-se a nós nesta importante missão!
Além da grave tragédia pessoal que envolve os trabalhadores, acidentes e doenças do trabalho afetam as contas públicas e a competitividade das empresas brasileiras. Dados oficiais registraram, entre 2018 e 2022, uma média anual de 578.920 acidentes do trabalho, que resultaram em média anual de 2.800 óbitos e milhares de trabalhadores incapacitados. Tais acidentes do trabalho, além afetar vidas de trabalhadores, seja por meio de óbitos, incapacitações ou limitações, condição inaceitável e irrecuperável, impactam significativamente a competitividade e os custos das empresas e sobrecarregam os cofres públicos, por meio de atendimentos de emergência e assistências diversas. Somente com auxílios e benefícios em decorrência de acidentes a Previdência Social gastou, em 2021, cerca de R$ 14,5 bilhões de reais.
Estão de fora dessa conta os acidentes não notificados e os eventos envolvendo trabalhadores autônomos, informais, servidores públicos e empregados domésticos. Também não são contabilizados nesses números os gastos com tratamento de saúde, perda de produtividade e indenizações, entre outros. Ao incluir essas perdas, a cifra pode alcançar, segundo a OIT, 4% do PIB mundial, ou seja, cerca de R$ 396 bilhões de reais por ano somente no Brasil.
Promova na sua empresa, instituição pública ou privada, na sua escola, na sua cidade, no seu bairro, entre outros; realizando Palestras, DDS, SIPAT´s, Iluminando de Verde a fachada da empresa, rodas de conversas conscientizando os trabalhadores, empregadores e toda sociedade em geral da importância da PREVENÇÃO nos Ambientes Laborais, Domésticos, Trânsito, e no Lazer.
siga nosso instagran @abrilverdeoficial
#AbrilVerde #SegurançaNoTrabalho #saudeocupacional #abrilverde10anos #sst #seguranca #trabalho #sintestpb #saude #segurançadotrabalho #brasil #verde #prevenção
Oi, sou TST da paraíba acompanho muito esse site. Material irformativo muito bom….