Presidente recebe autoridades para discutir questões de saúde ocupacional e segurança no trabalho
Pedro Tourinho salienta aos visitantes que o diálogo é fundamental para implementar ações em benefício da saúde dos trabalhadores e trabalhadoras
Com pautas voltadas à saúde ocupacional e segurança no trabalho, o presidente da Fundacentro, Pedro Tourinho recebeu, essa semana em seu gabinete, o diretor da Revista Proteção, Alexandre Gusmão; o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco e Região (Sindmetal), Gilberto Almazan (Ratinho); o secretário-geral João Batista, Marcelo Mendes e Marcel Simões que atuam no Sindicato dos Metalúrgicos da Região de Itapecerica da Serra, e o coordenador do Espaço e Cidadania, Carlos Aparício Clemente.
O médico e especialista em Medicina do Trabalho, René Mendes, realizou uma reunião com o presidente. Pedro também recebeu a visitação do superintendente Regional do Trabalho e Emprego em São Paulo, Marcus Alves de Mello, e o chefe de Segurança e Saúde no Trabalho, Rodrigo Vieira Vaz.
No dia 03 de março, o diretor da Revista Proteção, Alexandre Gusmão conversou com Pedro Tourinho sobre a Expo Proteção/Expo Emergência, evento que ocorre bienalmente na cidade de São Paulo. Este ano, a 9ª edição acontecerá em setembro. Na oportunidade, o diretor da revista convidou a Fundacentro para participar desta edição com exposição das suas publicações, bem como a possibilidade de promover seminários/workshops aos participantes da Feira.
Gusmão ressalta que a participação da instituição é importante para que os especialistas da área, estudantes e o público em geral possa conhecer ainda mais os trabalhos realizados pela Fundacentro e tenham contato direto com os (as) pesquisadores (as) da casa. Desde a primeira edição da Feira, a instituição participa expondo à sociedade os trabalhos desenvolvidos em prol de uma cultura de prevenção de acidentes.
Em seguida, Tourinho recebeu o superintendente Regional do Trabalho e Emprego em São Paulo, Marcus Alves de Mello, e o chefe de Segurança e Saúde no Trabalho, Rodrigo Vieira Vaz.
Dando continuidade à agenda SST, no dia 04 de abril, os representantes do Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco e Região e de Itapecerica da Serra, Gilberto (Ratinho), João Batista, Marcelo Mendes, Marcel Simões e Carlos Clemente do Espaço e Cidadania, durante a reunião discutiram vários assuntos, entre eles, o desabamento dentro de uma empresa de contêineres em Itapecerica da Serra, ocorrido em setembro de 2022, que ceifou a vida de nove trabalhadores, sendo sete mulheres e dois homens. Além de deixar 28 pessoas feridas. De acordo com o sindicato, até o momento aguarda o relatório de fiscalização sobre o que teria causado o acidente de trabalho.
Os dirigentes ressaltaram a importância de o sindicato retomar o diálogo com a Fundacentro e, em conjunto, promoverem ações destinadas à saúde e segurança dos trabalhadores (as). Clemente comentou que visitar a Fundacentro, conhecer Pedro Tourinho e reaver os servidores (as) foi fundamental para selar a parceria em prol da saúde e segurança no ambiente de trabalho. Já o presidente do Sindmetal, frisou que “percebemos que o novo presidente demonstra muita esperança em recuperar e aumentar o protagonismo e a visibilidade da instituição. O corpo técnico desta instituição é de extrema importância para o mundo do trabalho. A retomada de um diálogo que foi interrompido em 2016, o seu restabelecimento por meio deste contato é primordial para alcançarmos avanços na luta contra acidentes e doenças relacionados ao trabalho”, salientou Almazan.
Ao final do encontro, o presidente concedeu entrevista à jornalista Auris Sousa, do Sindmetal, e falou como será a sua atuação na Fundacentro.
No dia 04, o médico René Mendes, durante a conversa, apresentou o Dicionário de Saúde e Segurança do Trabalhador. A obra coletiva com 522 autores, 1.246 verbetes temáticos, biográficos, institucionais e de relatos de ‘cases’, no Brasil e no mundo, relacionados à saúde e segurança do trabalhador.
A publicação foi organizada pelo médico e produzida pela Proteção Publicações, traz autores multidisciplinares, os quais englobam especialistas da Fundacentro. Diante disso, Mendes que chefiou a medicina do trabalho e foi diretor técnico da instituição na década de 70, exaltou que este é o momento de reconstruir e fomentar ainda mais os estudos e pesquisas voltados à cultura de saúde e segurança no trabalho.