Idealizador do ‘Abril Verde” recebe homenagem

Idealizador do ‘Abril Verde” recebe homenagem

17/04/2020 0 Por abrilverde

Homenagem ao idealizador do ‘Abril Verde”

Coral Antônio Leite de Figueiredo, grupo vocal da Câmara dos Vereadores de João Pessoa, belíssima apresentação do hino nacional Brasileiro e cântico Meu Sublime Torrão.

Nivaldo Barbosa, discorreu sobre o ‘Abril Verde’. “Foi criada para chamar atenção da sociedade excitar adoção de uma cultura permanente de prevenção dos acidentes de trabalho e das doenças ocupacionais em nosso país e no mundo.
Da mesma forma que existem o outubro rosa e o novembro azul, criamos o ‘Abril Verde’ mês dedicado a saúde e segurança do trabalhador.
A Paraíba mais uma vez sai na frente no pioneirismo, estado idealizador tem as primeiras Leis do ‘Abril Verde’ no Brasil e no mundo.
Lei municipal 12814/2014 propositura do vereador Bira Pereira, sancionada pelo prefeito Luciano Cartaxo e Lei estadual 10.864/2017 propositura do deputado Anísio Maia, sancionada pelo governador Ricardo Coutinho”.
Apresentou lista de sugestões   Gestores públicos implantar e incentivar ações prevencisonistas, nas repartições, nos processos de licitações de obras e serviços a serem contratados para o setor e inserir nas escolas pública matéria relacionada a segurança do trabalho.
As empresas privadas contribuírem no cumprimento da legislação SST, incentivar e valorizar o seu maior patrimônio que são os trabalhadores.
Diminuir ou eliminar definitivamente esse mal que assola o Brasil e o mundo.Com os investimentos em SST a sociedade, empresas, trabalhadores e cofres públicos evita evasão de numerário para amortizar benefícios previdenciários aos trabalhadores afastados devido acidentes ou adoecimentos ocupacional.
O homenageado finalizou
“Muito feliz e honrado ao receber a maior das comendas concedidas pela Câmara Municipal; Medalha Cidade de João Pessoa, título proposto pelo Vereador Humberto Pontes, aprovado por unanimidade por todos parlamentares”.

Vereador, Humberto Pontes, homenageia idealizador do ‘Abril Verde’, com Medalha da Cidade de João Pessoa.
“Foi no ano de 2013 que José Nivaldo, nascido em Campina Grande e que já foi agraciado com Título de Cidadão Pessoense, e Maria Aparecida sugeriram ao então vereador Bira uma lei que tratasse da prevenção aos acidentes de trabalho e doenças ocupacionais, assim como a prevenção. Foi então criada a Lei Municipal nº 12.814, daquele ano, fazendo com que João Pessoa fosse a primeira cidade do Brasil a tratar dessa temática”, explicou o vereador Humberto Pontes em seu discurso, acrescentando que vários trabalhadores no país são vítimas de acidentes todos os dias, ou morrem em consequência deles.
O parlamentar ainda apresentou estatísticas referentes aos acidentes de trabalho registrados na Paraíba. “Pelo menos seis trabalhadores são afastados de suas funções por dia, em consequência de acidentes de trabalho ou doenças ocupacionais. Somente em 2017, foram 2.100 afastamentos e mais de 15 mil nos últimos seis anos. Ao todo, R$ 120 milhões entre os anos de 2012 e 2017 em gastos previdenciários. Infelizmente, 15 mil trabalhadores sofreram acidentes fatais no período”, detalhou o parlamentar.
José Nivaldo destacou o pioneirismo do Abril Verde na Paraíba. “A campanha Abril Verde foi criada para gerar a cultura da prevenção em relação aos acidentes de trabalho e doenças ocupacionais em nosso país e no mundo. Da mesma forma que existe o Outubro Rosa e o Novembro Azul, criamos o Abril Verde, mês dedicado à segurança e a saúde no trabalho. O Brasil ocupa o 4º lugar mundial em acidentes de trabalho. Então precisamos criar uma cultura de prevenção para reverter tal situação”, frisou.


Estiveram presentes na sessão o vereador Marcos Henriques, que secretariou os trabalhos e ainda a presidente da Comissão Provisória do Sindicato dos Tecnólogos em Segurança do Trabalho no Estado da Paraíba, Kátia de Luna Freire; o presidente da Associação dos Tecnólogos de Segurança do Trabalho da Paraíba, Laércio Silva; o presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Paraíba (Crea-PB), Antônio Carlos Aragão; diretor regional do Nordeste da Associação Nacional de Engenharia de Segurança do Trabalho (Anest), Edvaldo Nunes; o presidente da Associação dos Magistrados do Trabalho da 13ª Região (Amatra-13), o juiz trabalhista André Machado; a delegada do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais do Trabalho (Sinait), Maria da Paz Bezerra do Nascimento; a procuradora do trabalho Myllena Formiga Cavalcante; e o deputado estadual Jutay Meneses Gomes (PRB).

Registro fotográfico

Ilustres Vereadores Humberto Pontes e Marcos Henriques, parlamentares exemplares. 

Procuradora do trabalho Myllena Alencar, MPT-PB.

Presidente da Associação de Engenharia de Segurança do Trabalho da Paraíba (aest pb), Conselheira do Crea-PB Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Paraíba, Diretora da Associação Nacional de Engenharia de Segurança do Trabalho (Anest), Aparecida Estrela

Presidente da Comissão Provisória do Sindicato dos Tecnólogos em Segurança do Trabalho no Estado da Paraíba, Kátia de Luna Freire.

Diretor da Associação Nacional de Engenharia de Segurança do Trabalho (Anest), Vice Presidente da Associação de Engenharia de Segurança do Trabalho da Paraíba (aest pb) Edvaldo Nunes.

Presidente da Associação dos Magistrados do Trabalho da 13ª Região (Amatra-13), o juiz trabalhista André Machado.

Delegada do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais do Trabalho (Sinait), Maria da Paz. 

Presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Paraíba (Crea-PB), Antônio Carlos Aragão.